Um pouco sobre pintura de peles nos vitrais

Um pouco sobre pintura de peles nos vitrais

Os vitrais são elementos arquitetônicos constituídos por pedaços de vidro, geralmente coloridos, combinados para formar desenhos. A técnica utilizada na execução dos vitrais é a mesma adotada pelos vitralistas desde a Idade Média: Chamada de Grisalha.


 

Como começa o processo de pintura de pele?

Preparando a peça de vidro Antes de iniciar qualquer trabalho, limpamos o vidro com álcool para eliminar sujeira, pó e gordura que o vidro possa carregar, como também, as impressões digitais. Feito isso, centralizamos o papel com o desenho  na parte de trás da peça prendendo-o com a fita cola.

Após o preparo do vidro inicia-se a Transferência do desenho para o vidro Com a tinta já preparada com mistura de goma arábica, óleo de copaíba e terebentina  contornamos chamamos esse processo de filetagem. Esse processo deve ser feito devagar e com cuidado para que o tracejado do contorno fique uniforme. 

Qual o vidro utilizado para pintura de pele?

Geralmente utilizamos  o vidro incolor de espessura 2 milímetros 

É uma tinta específica? é à base de água?

Em nosso ateliê usamos a técnica de pintura com tintas importadas, são tintas em pó que manipuladas com água e até em casos específicos, goma arábica, tornam-se aplicáveis a superfície do vidro 

Todas as peças devem ser levadas ao forno?

Quando aplicamos essa técnica de pintura, é necessário que haja a fusão da tinta no vidro, então sim todas as peças vão ao forno, e depende da tonalidade para determinamos o tempo e temperatura. Geralmente para as peles, são feitas em torno de 5 camadas, isso determina sombras e luzes.


 

Um conceito chave dentro da técnica é intercalar as camadas com cores que se neutralizem opticamente, cores geralmente complementares. Desse modo, obtém-se menor vibração do chroma, alcançando uma neutralidade realística nos tons de pele.

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